Equipamentos necessários


Os softwares desenvolvidos pela Playlist Software Solutions são muito eficientes ao utilizar os recursos dos equipamentos. Em um equipamento moderno nos surpreendemos com o baixo consumo de CPU. A configuração mínima para utilizar os softwares é atendida por equipamentos padrões de mercado. Equipamentos antigos, principalmente com mais de 3 anos de uso, apresentam um índice maior de problemas de hardware, tanto pelo uso quanto pela defasagem tecnológica, logo compromete e muito a programação da emissora.

Recomendamos dar prioridade à qualidade dos equipamentos e não à performance, já que, por especificação, qualquer computador atualmente padrão no mercado será capaz de executar, sem problemas, qualquer software desenvolvido pela Playlist. Apenas notamos um pequeno índice de problemas com equipamentos que executam o Playlist Digital e utilizam placas de vídeo on-board, mas não significa uma recomendação técnica para este software a utilização de placas de video off board. Em relação as placas de som on-board, as mesmas apresentam uma qualidade de áudio aceitável apenas para uso em pré-escuta, não aceitável para exibição da programação de uma emissora de rádio.

Processador:

Os softwares Playlist são projetados para funcionar com qualquer processador para PC, sendo os mais comuns os da Intel e AMD. Geralmente os mais usados são os da Intel, isso também se deve a facilidade de compra dos mesmos já que detém 80% do mercado de processadores para PC´s no mundo. Em nossas bases de testes e manutenção dos softwares Playlist utilizamos sempre o Intel, por esse motivo recomendamos o uso dos processadores Intel i3 ou superior (i5 e i7). Um bom custo beneficio hoje é o Intel core i5.

Memória:

Em qualquer configuração do computador o mínimo requerido de 4GB de memória RAM ou de acordo as específicações mínimas do sistema operacional utilizado, mas recomendamos se utilizar computadores com 8GB ou mais.

Disco rígido:

Lembre-se que quanto mais espaço em disco, maior será a quantidade de audios armazenadas, tanto musicas quanto gravações, e disponíveis para a programação. Compre sempre o disco com a maior capacidade que estiver disponível no mercado, observando uma boa relação custo-benefício. Os discos instalados nos equipamentos atuais têm performance suficiente para o funcionamento dos softwares. Recomendamos utilizar discos rígidos com 7200 RPM pois possuem menor latência e tem preços razoavelmente acessíveis. Em testes realizados com discos SSD, a performance obtida nos impressionou. Se você quiser um equipamento com alta performance poderá instalar um disco SSD de 240 GB como unidade principal e um disco rígido de 1 TB ou superior de 7200 RPM como unidade secundária para armazenamento do conteúdo.

Placas de Som:

Os Softwares Playlist Digital e Logger 2.0 funcionarão com qualquer placa de áudio com suporte WDM, recomendamos para serem utilizadas no estúdio principal e para gravação, placas de áudio com excelente qualidade de áudio, tais como: Sound Blaster, Digigram, Yamaha, M-audio, AudioScience, etc. Para utilização dos softwares Commercial e Maker não é necessário um placa de som de boa qualidade, as placas on-board atendem bem as demandas. Emissoras que primam por qualidade de audio e requerem vários canais de entrada/saídas podem recorrer a placas de som externas que oferecem diversos recursos e robustez, para este caso recomendamos: M-Audio EIGHT; Presonus AudioBox 1818VSL; Tascam US-4×4; e/ou modelos similares.

Sistema operacional:

Os produtos Playlist funcionam com qualquer Windows a partir do Windows 7. É sempre recomendável estar atualizado em relação ao sistema operacional que se utiliza, principalmente se você esta com um equipamento mais novo e que requer estabilidade no processamento da informação. Em testes realizados obtivemos maiores êxitos com os S.O. Windows a partir do Windows 8. Recomendamos, em ordem de preferência: Windows 8, Windows 10, e Windows 2012 Server.
Para uso de todos os sistemas operacionais citados anteriormente, os mesmos devem estar atualizados com os pacotes de atualizações fornecidos pela Microsoft. Para mais informação entre em contato com o Suporte Playlist.
Os Softwares Playlist Digital, Maker, Logger 2.0, Audie, Smart Manager, Commecial e Logger manager não estão disponíveis para ambiente Linux e IOS.

OBS: Apesar do softwares Playlist não apresentarem problemas quando operados sobre a plataforma do S.O. Windows XP, não recomendamos mais sua utilização junto a nossos softwares, isso porque não há mais condições de evolução tecnológica junto ao Windows XP, já que a própria desenvolvedora Microsoft descontinuou as evoluções deste e encerrou qualquer tipo de suporte.