Transmitindo uma programação ao vivo com o Aires Studio

Nesse tutorial explicaremos em passo a passo, o processo para transmissão de sua programação ao vivo pelo Aires Studio. 

Após conhecer como o Aires Studio trata as entradas de áudio (SOURCES), as saídas (DESTINATIONS), entender como a aplicação faz o processamento e mixagem dos áudios e configurar os MIXER TRACK s, vamos agora citar um exemplo de como processar e transmitir sua rádio com o Aires Studio.

Adicione um Source Playout no Mixer Track e reproduza um botão Quickstart.

Os botões Quickstart são reproduzidos no primeiro Source Playout, disponível da esquerda para a direita.

Para tocar um botão no MIXER TRACK Playout 1 abra um painel clicando no botãopara visualizar os painéis de QuickStart, clique em um dos painéis e depois clique em um botão para tocá-lo. A configuração dos botões é explicada no tópico Quickstart.
Note que ao iniciar a reprodução do botão Quickstart, o display MIXER TRACK Playout 1 já exibe a intensidade do sinal de áudio.
Com o PGM BUS A configurado para enviar o áudio a um DESTINATION (saída) que leva o áudio ao transmissor da rádio, clique no botão A no MIXER TRACK do SOURCE Playout 1 e abra-o pressionando o botão ON/OFF.
Nesse momento o áudio do quickstart será enviado diretamente para saída configurada para o PGM BUS A e consequentemente para o transmissor.
Agora, configure também um MIXER TRACK para o microfone, habilite o botão A, que o áudio do microfone também seja processado pelo PGM BUS A. Com o MIXER TRACK do Microfone e Playout 1 ligados, os dois áudios serão mixados e enviados para o PGM BUS A.

Recebendo uma chamada
Ao receber uma chamada o Aires Studio abrirá automaticamente um SOURCE Aires na primeira posição disponível no Mixing Source Surface.
Ao receber uma chamada, o display do MIXER TRACK acenderá e exibirá o nome do usuário ou apelido de quem realizou a chamada. 
Além de outras informações como: A modulação do áudio do CALLER e os valores de TX e RX que está sendo trafegado.
Apesar de já existe o RX do áudio, ele somente será mixado no PGM BUS selecionado, após ligar o Mixer Track através do botão ON/OFF. E por fim, selecione para qual o PGM BUS que será direcionado o áudio da chamada.
É possível alterar as configurações para que as chamadas sejam atendidas automaticamente através do menu de configurações > Connections > Auto Answer Calls. Uma vez habilitadas, todas as chamadas recebidas iniciam com o Mix Track Ligado no PGM BUS selecionado. 
Conheça as indicações expostas no DISPLAY MIXER TRACK.
Realizando uma chamada
A partir da versão 1.3.0 do Aires Studio (Versão Studio – Desktop, MAC, Ipad), as chamadas de Aires para Aires ou para alguma conta SIP podem ser realizadas de duas maneiras.
Através de um PGM BUS 
É a maneira convencional, para realizar uma chamada para outro Aires Studio é necessário que os 02 dispositivos realizem o login, na mesma Station (Emissora). É possível também realizar o pareamento.
Para chamadas entre Ramais VOIP e números Skype é necessário ter previamente configurada a conta VOIP.
Sendo assim a chamada é realizada a través do menu de configurações na opção Buses >>> PGM(A,B, C) >>>  Enviar para (Selecionar o destination).
Através de um SOUCE AIRES
Ao adicionar um Source Aires no MIXER TRACK, é possível se conectar a outro Aires Studio ou utilizar o discador para realizar uma chamada através de uma conta VOIP.
Para chamadas entre ramais e número Skype é necessário ter as configurações de VOIP previamente configuradas.
OBS: Este recurso está disponível apenas para Aires Studio, versão de Desktop, MAC e IPAD.

Post a Comment

doce − 3 =