Review Aires Reporter – Parte 1

 

O Aires Repórter é um aplicativo que faz parte da plataforma Aires e está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e App Store. Ele nada mais é do que o próprio Aires Studio com funcionalidades reduzidas no intuito de melhorar a usabilidade do aplicativo quando utilizado em Smartphones. 

Detalhe, no modo Aires Repórter o aplicativo não está apto a receber conexões.

A partir da versão 1.2.0 do Aires Repórter é possível operar a aplicação no smartphone tanto na posição vertical como na horizontal, o Aires Repórter automaticamente gira a interface.

Abordaremos mais detalhes no decorrer deste manual. Após a instalação do Aires Repórter em seu smartphone, você deverá realizar login com sua conta Aires ou pareamento com um Aires Studio e assim consumir o conteúdo da emissora e se conectar com o estúdio.

Utilizando o Login, clique no botão “Conectar usando minha conta Aires” e em seguida preencha com seu e-mail e senha.

Selecione a estação
O mesmo usuário poderá participar de mais de uma emissora de rádio, então, em alguns casos, após o login, será listado todas as estações que o seu usuário está participando, podendo ser uma ou mais emissoras que você foi convidado a compartilhar conteúdo, além de sua própria emissora.
Selecione a emissora deseja e toque em “Entrar. ”
Conheça a interface do Aires Repórter
Aqui apresentamos todos os componentes da interface principal do Aires Repórter. Devido a limitação da interface somente o Display Cronometer será exibido somente quando estiver na posição horizontal.
1 – Display Bargraph Meters – Na posição vertical exibe o ON AIR ligado quando o microfone estiver ativo; o DIGITAL VU com modulação da saída do PGM BUS e o RMS SHORT TERM com o nível de variação RMS*.
2 – Connection Display – Display com as informações de conexão com outro Aires Studio. Caso não esteja conectado você deverá apenas tocar nesse display para ativar a conexão.
3 – Menu Box – Neste painel é agrupado os botões que ativam o menu de configuração do Aires, além dos botões para dimensionamento da interface, ajuda e status da conexão.
4 – Quickstart Panel – Botão para exibir os painéis de Quickstart pertencente à estação da emissora.
5 – Recorder Panel – Botão para exibir o painel de gravação.
6 – Camera Controller – Exibe os controles de Câmera para os softwares OBS e/ou VMIX. É necessário realizar alguns ajustes prévios para exibição do Controle de Câmera. Para detalhes do processo consulte o tópico Usando o Camera Controller (OBS e Vmix).
7 – Amplia Workspace – Botão que ao ativado amplia o modo de exibição da Workspace para tela cheia.
8 – Workspace – Área exclusiva para o trabalho rotineiro com os conteúdos em áudio. Recursos importantes do Aires Studio estão dispostos nesse espaço como os painéis de QuickStart e o Recorder.
9 – SET Button– Opção para selecionar o dispositivo de entrada (SOURCE) que irá utilizar o MIXER TRACK selecionado.
10 – Config Track Button– Permite realizar algumas configurações específicas para o MIXER TRACK selecionado.
11 – Display Control Track – Display para monitoramento visual com disponibilização de informações como: Intensidade do sinal de entrada, nome do dispositivo de entrada, áudio em execução, ganho, processamento, informações de conexão externa.
12 – BUS MIXER TRACK – Permite selecionar qual o barramento (PGM BUS) que será enviado o áudio controlado pelo MIXER TRACK.
13 – Fader Button – Controlador de volume do MIXER TRACK.
14 – Bargraph Meter– Exibe visualmente a intensidade do sinal de saída conforme controle no botão do fader.
15 – On/Off Button – Botão para abrir/fechar a exibição do áudio do MIXER TRACK selecionado para o PGM BUS indicado.
OBS: No modo Aires Reporter o aplicativo somente permite enviar o áudio para o PGM BUS A ou CUE. 

*RMS é uma média quadrática utilizada quando estudamos um fenômeno cíclico, como, por exemplo, a alternância da corrente e a compressão e descompressão do ar, neste caso do som. Seu nome vem de Root Mean Square (RMS). Também pode ser chamado de valor eficaz..
O Aires Reporter na sua interface principal disponibiliza 04 MIXER TRACKs, 02 MONITORING TRACKs e 01 CONSOLE CONTROL. Para exibi-los basta apenas clicar na area de um MIXER TRACK (Figura 01) e arrastar para esquerda. Será exibido os demais componentes (Figura 02). 
Assim para finalizar o conhecimento da interface do Aires Reporter temos:
16 – External Button – E1 e E2, permite configurar e selecionar uma fonte de áudio externa para monitoramento. Ao pressioná-lo pela primeira vez, exibe o menu de SOURCES onde deverá ser eleito o SOURCE com o áudio de externa.
17 – BUS Button – Permite selecionar o áudio do BUS PMG A ou BUS CUE que enviará para o Output de MONITORING TRACK.
18 – Recorder Button – Ao pressionar esse botão o Aires Reporter abre uma janela para dar início a um procedimento de gravação do PGM BUS A.
19 – Lock Button –Permite travar as configurações e o menu principal. Há dois estados, travado e destravado. Quando travado o usuário pode somente abrir e fechar um MIXER TRACK e atenuar o volume dele.
20 – Display Control Track – Display para monitoramento visual com disponibilização de informações como: Progresso e status da gravação e status dos botões de memória.
21 – Memory Button –Botões de memória, M1e M2 que armazenam as configurações e são utilizados como “snapshots” para modificação instantânea do estado de operação do MIXER SOURCE SURFACE.
22 – Gain Button– Permite dar ganho ao áudio de retorno (RX) quando o Aires Reporter é utilizado como emissor (TX). Esse botão somente será exibido se o Aires estiver com um dos seus PGM BUS conectados a um Aires Studio.
23 – Ducking Control – Permite ajustar dinamicamente os parâmetros de configurações do Ducker.
Customização do tamanho da Console Control Space
Pressione o dedo sobre o MIXER SOURCE SURFACE e arraste-o para baixo ou para cima regulando a altura desejada.
Aires reporter na posição horizontal
Uma outra novidade a partir da versão 1.2.0 do Aires Reporter é a interface adaptar-se ao modo retrato – como vimos até aqui – e modo paisagem como demonstrado a seguir.
Observe que neste no modo paisagem (horizontal), o Aires Reporter amplia a exibição de alguns recursos como no DISPLAY BARGRAPH METERS e até mesmo mostra um outro recurso que é o DISPLAY CHRONOMETER.
Note também que a CONSOLE CONTROL SPACE aparece minimizada. Mas o Aires Reporter permite que neste modo, essa área possa ser ampliada utilizando-se dos mesmos gestos de toques como descrito na customização do tamanho da CONSOLE CONTROL SPACE. 
A imagem a seguir retrata bem o comportamento do Aires Repórter nas duas orientações de tela.

Settings Menu Button
É através desse menu que todas as principais configurações do Aires Reporter são realizadas.
Vamos apresentar detalhadamente todas as opções.
1 – Aires Config Button – Botão para acessar as configurações do Aires Reporter.
2 – Config Panel: Painel com as opções para configuração do Aires Reporter.
2. 1- Main audio device – Disponibiliza as opções para configuração do dispositivo principal. 
Audio device type – Lista o tipo do dispositivo de áudio principal – Ex.: iOS Audio.
Device – Nome do driver do dispositivo de áudio principal. 
Sample rate– Lista de sample rate que o driver permite configurar para o dispositivo. Recomendamos o Sample Rate de 48000 Hz.
Buffer size– Lista de buffer. O Buffer Size pode ser configurado de 144 a 2048 samples, recomendamos o Buffer Size em 512 samples. 
2.2 – Monitoring – O monitoramento permite configurar uma saída Monitor, onde será transmitido todo o áudio da programação para o monitoramento.
Recomendamos para o Aires Reporter ser configurado o recurso Headphones, já que parte dos usuários desta aplicação o utilizarão com Headphones conectados a saída principal do smartphone. Assim será transmitido todo o áudio da programação incluindo o retorno do estúdio principal conectado.
Monitor –permite configurar uma saída de áudio de maneira monitor de estúdio, onde é enviado todo o áudio que está saindo na programação. Quando o usuário abrir o MIC e se MIXER TRACK estiver com a opção RED LIGHT TRIGGER habilitada o áudio na saída MONITOR é cortado automaticamente.
Headphones – Já o monitoramento Headphone, permite configurar uma saída onde será enviado todo o áudio da programação. Todos os áudios não são interrompidos como no Monitor.
CUE – Permite configurar o BUS específico para o envio da prévia do áudio selecionado. O CUE não tem um atenuador de volume, o áudio passa direto para o dispositivo de saída configurado.
2.3 – Destinations– Lista todas as saídas da programação controladas pelo Aires Reporter, podendo ser saídas físicas do main audio device, saídas de streaming ou end points remotos – Ex.: Aires Studio, Codecs, etc.
O Aires Reporter cria uma tipologia para os DESTINATIONS (Outputs) que serão utilizados para a configuração de cada um desses recursos:
• Audio Device – Dispositivos de Saída de áudio disponíveis, exemplo: Placas de som;
• Aires Endpoints – Outros Aires Studio disponível para a conexão da emissora.
• Streaming Destinations – Servidores para envio de Streaming.
2.4 – SOURCES – Apresenta a lista INPUTS de áudio da aplicação e permite a configuração delas. Um INPUT importante é o microfone do Smartphone.
O Aires Reporter cria uma tipologia para os SOURCES (Inputs) que serão utilizadospor cada MIXER TRACK:
Mic – Entrada de microfone do(s) Main Audio Device(s): Ex: Mic1.
Playout – SOURCES disponibilizados pelo Aires Studio com a finalidade de execução dos áudios dos Quickstart, dos áudios do gravador e eventos de gravação. EX.: Playout 1, Playout 2, etc.
Streaming – SOURCE disponibilizado pelo Aires Reporter contendo uma lista servidores de streaming.
Buses
2.5 – BUSes – São os barramentos de programação que o Aires Reporter irá controlar e processar os áudios e enviar para uma saída configurada. A aplicação Aires Reporter possui apenas o PGM BUS A.
Também é possível configurar no mesmo BUS um segundo destino. O Aires Reporter permite a seleção de até
dois plugins para o BUS e a mudança dos nomes do BUS. 
Plugins

2.6 – Plugins – Apresenta a lista de plugins
para uso pelo Aires Reporter. A aplicação já
possui alguns plugins nativos, mas no Aires
Reporter também permite a inclusão de novos
plugins nativos do próprio smartphone.
Você poderá utilizar os PLUGINS em um
SOURCE ou em um BUS.
Ao clicar no sinal de soma ou subtração, na
parte inferior da janela, você incluirá ou excluirá
um plugin.
Connection
2.7 – Connection – Através dessa opção é possível configurar todo o procedimento de conexão e comunicação da aplicação, como: Portas de comunicação, bitrate, etc. 
Call when start – Ao habilitar essa opção, toda vez que o Aires Reporter for iniciado uma chamada será efetuada automaticamente para outro Aires Studio que foi selecionado em um PGM BUS.
Codec Padrão – Apresenta uma lista de codecs, onde permite selecionar qual será usado para a comunicação durante uma chamada.
Use port forward– Permite usar configuração de porta mapeada para conexão durante chamadas.
Communication port – Permite configurar a porta de comunicação, quando se utilizar conexão de porta mapeada.
Max bitrate – Apresenta uma lista de bitrate. O usuário deverá selecionar o que será utilizado durante a chamada. 
Use stereo channel – Opção que altera a transmissão para o modo mono ou estéreo.
About Aires Reporter

2.8 – About Aires Reporter – Apresenta as informações sobre a versão do Aires Reporter e o botão de efetuar o logout na aplicação.
Passo a Passo para uma transmissão com o Aires Reporter
O Aires reporter é uma aplicação que faz parte da plataforma Aires. Desde a versão 1.2.0 a aplicação oferece ao usuário tanto uma maneira de trabalhar simplesmente como um reporter, realizando um flash, gravações e exibindo um conteúdo particular, quando de trabalhar com a aplicação em um home estúdio ou produzindo conteúdos em áudio para um Podcast.
Antes de realizar uma transmissão para um estúdio principal ou de produzir um Podcast você deverá configurar o Aires Reporter para tal finalidade. Já mostramos as opções de configuração do Aires Reporter, vamos agora iniciar um passo a passo para uma transmissão.
Suponhamos que você tenha em posse um microfone USB conectado ao seu smartphone, bem como você tenha um par de fones de ouvidos e estes estão também conectados ao seu smartphone.
Ao abrir o Aires repórter pela primeira vez ele já exibe
uma prévia configuração, disponibilizando nos MIXER
TRACKS os SOURCES MIC, Playout 1, Playlist 2 e Playout
3. 
Então não haverá necessidade de configurar um
SOURCE para o MIXER TRACK MIC do seu Aires Reporter.
Assim que você clicar no botão ON/OFF para ativar
MIXER TRACK com o SOURCE MIC (Microfone), será
necessário permitir que o Aires Reporter tenha acesso ao
microfone do Smartphone. 
Agora vamos configurar a saída para o headphones, o
qual será enviado todos os áudio do PGM BUS e do
retorno do estúdio que seu Aires Studio estiver
conectado, desta forma o usuário poderá ter o controle
total do que esta sendo transmitido. 
Recomendamos no Aires Reporter o MONITORING ser
configurado somente no recurso Headphones, já que
parte dos usuários desta aplicação o utilizarão com
Headphones conectados a saída principal do
smartphone.
Acesse Menu > Monitoring>> Headphones e selecione MAIN OUTPUT 1-2 (Saída principal do smartphone). 
Todo o Audio do BUS e do retorno do Estúdio principal conectado será enviado para o
Headphone.
Você poderá escolher em vez do Monitoring Headphone escolher o Monitoring Monitor, a diferença é somente que o Monitoring Monitor estará condicionado ao recurso RED LIGHT TRIGGER, quer dizer, ele cortará o áudio do BUS e do retorno assim que é habilitado o SOURCE MIC.
Agora vamos configurar para onde vamos enviar o que desejamos transmitir. Também de maneira automática, ao iniciar o Aires Reporter e escolher uma emissora, o sistema já disponibiliza uma lista de DESTINATIONS. 
Veja o exemplo na figura abaixo. Aqui ao efetuar o Login e selecionar a emissora Aires o Aires Reporter obteve do Aires Cloud uma lista de DESTINATIONS para se efetuar a conexão.
Agora simplesmente você deverá selecionar um destes DESTINATIONS na opção BUSES. 
Acesse Menu > BUSES e na opção Send to selecione o estúdio com o qual deseja se conectar, neste exemplo será o Studio 02 (DELL-C40).
Se você realizou o pareamento o processo é ainda mais fácil. Após o pareamento o BUS A já vem configurado com o estúdio conectado, neste exemplo STUDIO 02. Então basta somente pressionar o dedo sobre o Botão “ON”, conforme imagem abaixo, para iniciar a conexão.
Feito a chamada você já receberá o retorno do Estúdio.
Observe agora, na Figura 1abaixo, que ao clicar>segurar>arrastar o Aires Reporter exibirá, figura 2, o Monitoring Headphone para a escuta geral e o Control Track com o Knob Gain o qual deverão serem utilizados para realizar os ajustes de monitoramento da transmissão e retorno do áudio do Studio02, respectivamente. 
OBS: Para melhorar a usabilidade ao selecionar no PGM A, o estúdio da emissora a ser conectado, na próxima vez que abrir o aplicativo para transmitir o próprio Aires Reporter já configura automaticamente o BUS (DESTINATION). 

Ajustando os MIXER TRACKS
Após apresentarmos um passo a passo para realizar uma transmissão com o Aires Reporter, vamos agora demonstrar como as transmissões realizadas tenham uma qualidade impecável. Para tanto alguns ajustes devem ser realizados nos MIXER TRACKS.
Apresentamos esses recursos a seguir:
1 – Abrir configurações – Botão para abrir o painel de configurações. Ao clicar no botão com ícone de engrenagem (1) no MIXER TRACK é aberto o painel de configurações. Neste painel é possível realizar algumas configurações como:
2 – GAIN – Nesse botão é possível determinar o controle do nível de ganho para o SOURCE.
3 – Balance – Controle do balanço do áudio. Com esta função é possível distribuir o áudio mais para o lado esquerdo ou mais para o lado direito e vice-versa dando a sensação de movimento do som no espaço.
4- Ducking Level – O Ducking é um processo dinâmico que reduz/diminui (duck) o nível de um sinal de áudio baseado no nível de outro sinal de áudio.
No Aires Reporter quando o volume do MIXER TRACK com Ducking Level aplicado atingir -24dbfs (Threshold), os demais MIXER TRACKS terão seu volume reduzido dinamicamente após 2ms (Attack Time) com base nos valores definidos em Ducking Levels (Compression Ratio).
Os valores do Dunking Level são pré-estabelecidos como (OFF, LOW, MID, HIGH e MAX) que são traduzidos respectivamente para (1,2,4,10,100) em razão de compressão.
O nível de volume dos demais MIXER TRACK S retomam ao valor original após 300ms (Release Time).
5 – Bargraph – Medidor da intensidade do sinal de entrada.
6 – Plugins – Botões com opções pré-definidas de efeitos sonoros para a saída de áudio do MIXER TRACK. É possível determinar até dois plugins para um mesmo SOURCE. Uma vez selecionados os botões servirão para ativar ou desativar os plugins.
7– Timer reset – Opção para zerar o timer no display do MIXER TRACK. Ao ligar um MIXER TRACK o timer inicia uma contagem do tempo que o canal fica aberto. Este botão zera a contagem do MIXER TRACK.
8 – Auto – A cada vez que ligar um MIXER TRACK, o seu timer inicia automaticamente do tempo 00:00. Contagem do tempo que o canal fica aberto.
9– Manual –Ao ligar um MIXER TRACK o timer inicia uma contagem do tempo que este fica aberto, somando-se ao tempo anterior. Isso dá uma visão de quanto tempo total um MIXER TRACK foi colocado ao ar.
10 – Red Light trigger – Opção para ativar a luz vermelha (Red Light) do “ON AIR” quando MIXER TRACK estiver aberto. Ao ativar essa função e ao abrir esse MIXER TRACK o Aires Reporter corta automaticamente o áudio que é enviado ao Monitor.
11 – Direct Monitoring – Opção que habilita o envío do áudio do SOURCE diretamente para a saída monitor da interface de áudio, não sendo processada pelo Aires Reporter. Essa opção somente terá efeito caso você utilize uma interface de áudio conectada ao Aires Reporter.

Post a Comment

9 − six =