Conhecendo o Recorder (Gravador) do Aires Studio

Nesse tutorial, vamos explicar em detalhes sobre como funciona o Recorder (Gravador) contido no Aires Studio.

O Aires Studio fornece um poderoso recurso aos usuários, o RECORDER (Gravador). Com esse recurso o usuário poderá gravar conteúdo de um PGM BUS selecionado. Também é possível durante o processo de gravação inserir marcações (TAGS) de eventos para utilização em replays.

Todo conteúdo gravado pelo Aires Studio será compartilhado com todos os usuários da emissora e dispositivos pareados, dessa forma não é necessário baixar o conteúdo gravado em outro dispositivo.

O operador do Aires Studio poderá a qualquer momento realizar pequenos ajustes na gravação, como inserir eventos ou criar botões. O Aires Studio oferece o Recorder Panel que possibilita ajustes dos eventos marcados, inserção de novos eventos e a exibição desses eventos na programação que está em execução, tudo poderá ser realizado em tempo real. Todos os ajustes são automaticamente compartilhados. 

É possível iniciar uma nova gravação clicando no RECORDER BUTTON, localizado no CONSOLE CONTROL, Acima dos botões de memória como é possível ver na imagem acima.
No Box que será aberto, além de iniciar e interromper uma gravação, é possível informar Título, Descrição e Keywords (Palavras Chaves) e escolher o PGM BUS que será gravado. Ainda nesse box, ao pressionar o botão de configurações é possível determinar qual CODEC, Bit rate e o tempo máximo da gravação, esse inicialmente configurado com o Valor 0, permitindo que a gravação tenha o tempo máximo de acordo com o plano de assinatura elegido.
Ao informar o valor em minutos, a gravação será iniciada com o cronometro decrescente, encerrando-se automaticamente ao final do tempo. 
Para realizar gravações no CODEC, é necessário utilizar o sample rate de 4800Hz, para a interface de áudio configurada no menu Main Audio Device.
OBS: O Aires Studio permite ao operador o manuseio e de até três programações simultaneamente. Assim é possível exibir uma programação em um PGM BUS enquanto grava conteúdos utilizando-se de outro PGM BUS.
A seguir será exemplificado de forma mais detalhada o processo de gravação no RECORDER do Aires Studio.
1– Buses – Opção para selecionar o PGM BUS que será gravado. Uma observação é que não é possível gravar o BUS CUE.
2 – Config Recorder – Abre o painel de configurações do gravador.
3 – Display Recorder – Tela com o tempo do áudio gravado e tamanho em bytes da gravação.
4 – Start Record – Botão para iniciar ou encerrar a gravação.
5 – ADD TAG – Permite inserir um identificador para aquele momento da gravação. Por exemplo, ao gravar uma partida de futebol, é possível adicionar um marcador quando o juiz aplica um cartão ou quando houver um gol na partida e assim realizar um replay em qualquer momento da transmissão.
6 – Title Record – Neste campo é possível inserir um título para a gravação.
7 – Description Record – Campo disposto para o usuário descrever sobre a gravação. 
8 – Keywords – Este campo o usuário poderá inserir palavras chaves que facilitam a busca do
áudio.
Após iniciar uma gravação o ícone RECORDER PANEL na WORKSPACE começa a exibir uma miniatura da modulação da gravação.
Gravação (Recording) com o Aires Studio
O gravador do Aires Studio permite ao operador a gravação de conteúdos em áudio, mesmo se este conteúdo não esteja sendo levado ao ar. Todas as gravações realizadas são armazenadas no dispositivo e podem a qualquer momento serem compartilhadas com os usuários e dispositivos pareados a emissora.
Apresentamos a seguir um passo a passo o qual lhe facilitará ao conhecimento do processo de gravação de um conteúdo. Imagine um cenário: enquanto está sendo exibido ao ar um conteúdo no PGM BUS A, um reporter entra em contato para que seja exposto uma entrevista com uma autoridade importante, mas no momento atual não é possível colocar essa entrevista a programação.
Então será realizada uma gravação no PGM BUS B e no decorrer do programa os eventos importantes que foram marcados nessa entrevista estará sendo exibido. Veja a ilustração a seguir e note que está sendo processado duas programações, mas com distintas finalidades. 

Durante a gravação do áudio é possível adicionar marcadores na gravação (TAG), para fácil replay e edição dos eventos.
Após realizar a gravação vamos fazer a edição dos eventos que foram marcados durante a gravação. Note que colocamos o áudio da gravação no Playout 2 e o MIXER TRACK que contém esse SOURCE (Playout 2) estará sendo exibido e monitorado no PGM BUS C, enquanto continua sendo exibido no PGM BUS A a programação normal e no PGM BUS B continua sendo gravado outras entradas do repórter.
Ao abrir o Painel Recorder aparece novos componentes como o Recorder Retrô. 
Através desse gravador “RETRÔ” é possível também realizar o processo de execução de um evento ou gravação em geral. Também é possível retroceder, avançar e dar pausa na execução da gravação.
Mais uma inovação a partir da versão 1.2.0 do Aires Studio é a nova interface para edição e execução dos eventos marcados e de toda uma gravação realizada.
Para fechar o conhecimento do RECORDER demonstraremos nas ilustrações os recursos contidos no gravador os quais proporcionam realizar a busca de gravações, ampliar a WORKSPACE, selecionar o PLAYOUT para exibição do áudio, marcar novos eventos, efetuar o zoom no formato de onda, editar um evento, salvar o evento em um Quickstart e exibir esse evento ou toda gravação.

Post a Comment

four + 13 =